domingo, 14 de abril de 2013

TOTAL TONE! Entrevista: OMAR CAMPOS



Boa noite galera, quem vos escreve é o Luthier Bruno Moscan, apesar do nosso Blog se chamar Mundo Rock, nossos post não tratarão só de Rock, mas sim de boa música, e boa música é aquela bem arranjada, bem gravada e que contenha um boa letra, nas músicas instrumentais, uma boa melodia é algo essencial, hoje apresento a você os primeiro Post: Mundo Rock Entrevista, já começamos com o pé direito, porque publico aqui uma entrevista com o músico, produtor, arranjador e dono de um de uma ótima técnica musical Omar Campos, espero que vocês gostem e que procurem conhecer ainda mais o trabalho deste talentoso músico, pois boa música é essencial para todos que querem ser bons músicos:

Bruno Moscan: Olá Omar, primeiro eu gostaria que você falasse um pouco de você, de onde você vem e sobre o seu trabalho, para as pessoas que ainda não o conhecem.

Omar Campos: Olá. sou nascido em uma família com tradição musical, neto de maestro (Antonio Ferraz de Campos) e filho de músico (Orfeu Campos), comecei a tocar no âmbito familiar e posteriormente estudei guitarra e violão com Heraldo do Monte,Jarbas Barbosa e Mozart Mello e arranjos com o maestro Waltel Branco.


Bruno Moscan: Como a música surgiu na sua vida?

Omar Campos: A música é uma tradição na minha família, sou filho e neto de músicos, veio naturalmente.

Bruno Moscan: Qual foi o seu primeiro instrumento?

Omar Campos: Violão.


Bruno Moscan: Você lembra a Marca ou o modelo?


Omar Campos: Sim, um Giannini podre...kkk 


Bruno Moscan: Você estudou onde e quando? 


Omar Campos: Comecei a tocar meio sozinho, mas depois estudei com vários professores com Heraldo do Monte e Mozart Mello.


Bruno Moscan: Que projetos você tem hoje além do Quarteto?

Omar Campos: A maior parte do meu trabalho hoje em dia é a produção de CDs e DVDs, já produzi mais 50 trabalhos. O trabalho com o quarteto é um projeto pessoal, tentando divulgar algumas ideias e sonoridades diferentes.

Bruno Moscan: Seu Quarteto é muito bom, nos fale um pouco sobre ele, os estilos que vocês tocam e sobre os músicos que fazem parte dele.

Omar Campos: Meu quarteto é formado por grandes músicos, com grande experiencia no Brasil e no exterior.

Bruno Moscan: Você poderia falar os nomes dos integrantes e os instrumentos que cada um toca?


Omar Campos: Omar Campos: Guitarra e violão, Elias Jo: Piano e teclados, Hosmyr Santos: Bateria, Izaias Amorim: Baixo elétrico e acústico.


Conheça o quarteto de Omar Campos aqui.


Bruno Moscan: Na música Encontros e Despedidas que tem o vídeo postado no face, da onde surgiu a ideia de regravar esta música em uma versão instrumental?

Omar Campos: Milton Nascimento é um grande compositor, toda a obra dele tocada ou cantada soa muito bem. Um dia tocando violão em casa tive a ideia de fazer este arranjo, mas ficou guardado por algum tempo, essa gravação que esta na internet foi feita quase de improviso num ensaio (foi a ultima que gravamos no dia) e foi a que eu mais gostei.

Ouça Encontro e Despedidas aqui.

Bruno Moscan: Qual instrumento e quais os efeitos que você usou.


Omar Campos: Usei uma guitarra Epiphone Joe Pass modificada, um pre JMP1 Marshall, efeitos do SE 50 Boss, amplificador Fender microfonado com um Shure SM 57 e também um canal um linha direto do pre.


Bruno Moscan: Na música Party in Olinda você mistura o ritmo nordestino com uma pegada Jazzística  de onde você tira a inspiração para as suas músicas?

Omar Campos: Essa música é uma composição do grande Guitarrista brasileiro Toninho Horta, embora na gravação original é muito mais Jazzística do que a minha interpretação, pois invés de bateria eu usei uma Zabumba, triangulo e agogô como base do ritmo o que dá uma cara bem nordestina, a harmonia dessa música é muito complexa, eu gravei essa música com o Oswaldinho do Acordeom em 1995 com as partituras escritas a mão pelo próprio Toninho Horta.

Veja o Vídeo da Música Aqui!

Bruno Moscan: A qualidade de gravação do seu estúdio é muito boa, que equipamento você usa para gravar?
Omar Campos: Mesa MX 8000 eurodesk, Pre baixo Trace Eliott, Mics AKG, Neumann, Shure e CAD na bateria
Pres da Focusrite.


Bruno Moscan: Deixe uma dica para quem está começando e busca atingir a mesma sonoridade que você atinge em suas músicas.

Omar Campos: Sonoridade pra mim é uma coisa muito pessoal, ela acontece apos muita pesquisa, entre erros e acertos você acaba encontrando.
Bruno Moscan: Nos deixe o seu contato, para shows do Quarteto, WorkShops e o contato de Seu estúdio.
Omar Campos: Contatos para Workshops, produções e shows podem ser feito pelo email
artbrasilproducoes34@hotmail.com ou omarcampos@ajato.com.br


E é isso ai galera, deixo a curiosidade de vocês agirem agora, espero que vocês vejam os vídeos dos Links e que busquem ainda mais conhecem sobre esse ótimo músico e seus outros trabalhos, para quem estuda música é fundamental ouvir diversos timbres, diversos artistas de boa qualidade, quanto se tem muito material na cabeça, se consegue levar melhores melodias para as mãos!

Obrigado.

Write by Bruno Moscan


Nenhum comentário:

Postar um comentário