domingo, 21 de abril de 2013

Dica de Luthier! Peças da China, até explica, mas não justifica!




O que alguém espera quando compra uma guitarra de R$ 6.000, que som você espera obter com uma Gibson Les Paul made in USA na mãos, ou uma Fender Custom Shop? E no caso dos bateristas, o que vocês esperam quando compram uma DW?
Todos esperamos o óbvio, o melhor timbre que alguém pode querer de um instrumento, mas porque eu pergunto isso? Porque me chama a atenção o quanto deixamos a qualidade de lado na hora de comprar as peças de reposição, hoje em dia, somente músicos muito preocupados com o timbre de seus instrumentos se atentam para as peças de reposição, e eu sinceramente não consigo entender isso, certa vez eu perguntei há um cliente que queria trocar a chave seletora, porque não comprar a da Fender, ele me respondeu: porque é muito cara! É claro que será cara (perto de 50 reais ¬¬!) é a melhor chave seletora do mercado, pois bem, instalei uma chave seletora chinesa de 10 reais em uma Fender, isso é quase um sacrilégio, o que eu percebo que falta a alguns músicos é um conhecimento básico sobre como funciona cada peça de seu instrumento, quando você olha um potenciômetro Fender, a primeira coisa que você nota é o tamanho do raio da peça, alguns modelos chegam a ter 8 mm de raio (Raio é distância do centro até a borda de uma determinada peça), enquanto a peça chinesa tem em média 3 mm, o que isso quer dizer na prática?



Isso quer dizer que a quantidade de energia que passa por um é menor que a quantidade de energia que passa por outro, a capacidade de transferência é a mesma, 250K, então porque é ruim? Por um motivo simples, quando tinha aulas de elétrica na faculdade de Engenharia da Universidade de Sorocaba, um dos professores sempre dizia, pensa em elétrica como um encanamento, onde a água é a eletricidade e o cano o fio, bem simples não, você tem 250 ml de água e quer por e um dos copos que você possui, um com 250 ml reais e outro com teoricamente 250 ml, na verdade é uns 246 ml, em qual copo você colocaria a água se não quisesse perder nada? Claro que no primeiro copo, mas porque quando passamos de água para energia escolhemos o de 246 ml, ou, 246K, que é arredondado para 250k? 



E o que acontece com os 4 ml restante do copo, bem, no copo ele transbordaria, na parte elétrica ele comprime, ou seja, corta frequências, agora imagina isso acontecendo 3 vezes segundo em uma strato, ou 4 vezes por segundo em uma Les Paul, bem, o timbre de sua guitarra de 6 mil reais já não é o mesmo, mas a coisa piora quando falamos da chave seletora, segurando uma chave seletora de qualidade é fácil notar a diferença de uma chave seletora chinesa, o cliente olha aquela chave seletora, rústica e sem tecnologia praticamente e pensa, isso deve ser um lixo, 



pois é exatamente o contrário, quase não há elementos oxidantes naquele sistema, somente os polos de ligação, a taxa de transferência é tão grande, que é como se o captador estivesse ligado direto no Jack, enquanto a outra chave, que é feita com placa de circuito, que por sinal é a primeira a enferrujar, logo gasta o polo de seleção e a primeira a ir pro lixo, como tem uma taxa de transferência menor e o sinal que sai dos captadores são mais fortes, ela não consegue transmitir todos os sinais que ela recebe, 



algumas frequências também ficam de fora, as vezes na ansiedade de ter determinado problema resolvido, pegamos a primeira solução que aparece, quando damos conta nossa guitarra mais parece uma Condor, o Baixo soa como um Eagle e a Batera, quando compro o primeiro jogo de pele que vejo, lembra muito uma BNB! Nesse momento lembramos de um ditado bem velho – O barato, sai caro! Você até pode explicar o porque comprar uma peça ruim para um instrumento bom, mas isso não justifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário