quarta-feira, 12 de junho de 2013

Entrevista: Roberto Torao



Poucos guitarristas são conhecidos apenas pelos seus reviews lançados, quase todo guitarrista lança review de alguma guitarra ou de algum equipamento, é claro que eles são importantes para carreira, mais importante ainda para quem pretende adquirir algum equipamento, mas nenhum guitarrista ficou tão conhecido fazendo reviews quanto Roberto Torao, além de ótimo guitarrista, ele tem um estilo próprio de filmar, produzir e editar seus vídeos, além de funcionais, todos eles ensinam como tirar o melhor timbre da guitarra, ou do pedal que ele estiver divulgando, o mais interessante é ver como as vendas aumentam após um produto ser lançado por ele, por essa razão trouxemos até o Blog o maior test man do Brasil, senhoras e senhores: Roberto Torao.

Total Tone: Olá Roberto, primeiramente eu gostaria de te agradecer por estar participando deste projeto que é o Blog Total Tone, onde tentamos mostrar músicos de qualidade para um público que não conhece tanto sobre o assunto, Roberto, você é médico, é guitarrista e é um dos maiores test-man's de quase todos os pedais que o mundo conhece, fala pra gente quem é o Roberto Torao, de onde veio e como conheceu a música:

Roberto Torao: Sou de Recife-PE, mas morei fora do país nos USA e CANADÁ em algumas fases da minha vida, conheci a música através dos LP em Vinils de música clássica e Jazz da minha mãe, depois conheci o Iron Maiden numa fita K7 de um amigo meu, foi aí que começou a história nas guitarras.



Total Tone: Nem todo mundo da música sabe que você é médico, a sua equipe e seus colegas de medicina sabem que você é músico? Se sim, como eles reagem ao ver seus vídeos com 50, 60, 150 mil views na internet?

Roberto Torao: Desde que entrei na faculdade de medicina, alguns colegas já sabiam que estava envolvido com música e sabem até hoje. Muitos ainda não sabem desse “sucesso” no youtube, atualmente tenho mais de 2.4 milhões de views e com mais de 20 mil assinantes, muito mais que alguns youtubers gringos famosos, com o detalhe que meu público é apenas no Brasil enquanto que nos outros é mundial.

Total Tone: Você toca apenas guitarra e violão ou chegou a estudar outros instrumentos?

Roberto Torao: Arranho baixo também, tenho uma visão de outros instrumentos, não sou capaz de reproduzir tocando, mas posso criar em MIDI num sequencer.

Total Tone: Os seus vídeos de reviews são os mais acessados do youtube Brasil, a venda de alguns produtos até aumenta depois que você os testa, como você se tornou o maior test-man do Brasil? Como surgiu o Torao dos Reviews?

Roberto Torao: Surgiu meio de teste, nada sério, pra tentar expandir e variar o conteúdo no canal que até então era de home Studio, não tinha o know-how e maturidade de captação de áudio e vídeo que tenho hoje, foi meio na raça e deu certo. Sempre busquei fazer o próximo review melhor que anterior em qualidade de imagem e som e ainda continuo buscando esse objetivo.



Total Tone: Além de músico você também é médico, como você faz para conciliar as profissões?

Roberto Torao: Procuro fazer nos horários de folga, sem prejuízo da medicina, é totalmente viável.

Total Tone: Hoje, você ainda estuda? Você consegue ter uma rotina de estudos mesmo com a vida agitada de instrumentista e médico?

Roberto Torao: Sou um eterno estudante e sempre vou ser, ainda tenho muito que aprender. O tempo é limitado com toda a vida particular, profissão, mas tento aproveitar ao máximo. 

Total Tone: Vou fazer uma pergunta, que é uma curiosidade pessoal, mas tenho certeza de que não é só minha, sua coleção de pedais é muito grande, você tem noção de quantos pedais você tem?

Roberto Torao: Nem eu sei, uma coisa é certa, são centenas. :D

Total Tone: Você também tem algumas guitarras, sendo que algumas delas são verdadeiras jóias, você poderia nos dizer qual é o seu arsenal hoje?

Roberto Torao: MusicMan John Petrucci, MusicMan John Petrucci BFR, MusicMan Steve Morse Y2D, Fender Jeff Beck, Fender Telecaster 60th Anniversary, Ibanez SAS, Walczak V-Rod, Walczak GT-500 Custom, Elifas Guitarra Baiana, e uma Seizi Television que em breve estarei doando pra um amigo meu. Tem mais 2 guitarras vindo, mas vocês vão saber em breve. 



Total Tone: Você tem muitos amplificadores ou costuma usar apenas um? Se muitos, quais são?

Roberto Torao: Tenho alguns: são o Bogner Alchemist, Orange Tiny Terror Combo, T-Miranda T-Clean, T-Miranda Classic800, Gato Preto Vira-Lata, Bruschi G-40H, e tem mais dois chegando em breve T-Miranda Dark Knight, e o T-Miranda Rocket Man. Tem outros pra chegar, mas quando pintar aqui eu dou um grito pra vocês.

Total Tone: Com todos esses equipamentos, como você escolhe o que usar?

Roberto Torao: Parece contraditório, mas procuro usar o mínimo de equipamento possível e a menor distancia de cabos entre eles, uso cabos da Santo Ângelo VCPOD, fiz alguns bem curtos de 1.5m, o som é bem melhor pra gravar. É muito intuitivo, escolho um pedal que acho que pode ficar bom, se não ficar legal, eu vejo outra opção, depende muito da escolha da guitarra e amps, cada pedal tem um som que se adéqua melhor a eles.

Total Tone: Hoje, quais são seus projetos musicais?

Roberto Torao: Definitivamente é resgatar o valor da música e do músico.

Total Tone: O que você planeja para um futuro próximo?

Roberto Torao: Continuar a escrever mais músicas novas, tenho planos de lançar um CD instrumental de guitarra baiana e outro voltando as raízes do heavy metal. 



Total Tone: Roberto, lhe agradeço por responder as nossas perguntas, a sua participação foi muito importante aqui para o Blog, gostaria que você deixasse uma dica, que te conhecendo hoje, acredito que você seja a melhor pessoa para dar, uma vez que você conhece todos, ou quase todos, os timbres possíveis de se obter com uma guitarra - pra quem não tem muitos equipamentos, qual o segredo pra se montar um bom timbre? 

Roberto Torao: Invista numa excelente guitarra, ao invés de dividir a grana com guitarra+amp+pedaleira, parece um absurdo, mas é aonde o som se inicia na cadeia, com anos você troca de cabos, pedais, amps, mas provavelmente a guitarra vai ser a mesma.


Total Tone: Muito obrigado pela entrevista, foi um prazer enorme te conhecer e aprender um pouco mais sobre o Roberto Torao do Reviews e o Dr. Roberto Torao, muito obrigado mesmo.


2 comentários:

  1. Este é fera, acompanho os videos dele desde o início do canal, é uma referencia valiosa. Parabéns Totaltone por ter uma visão tão apurada do mundo da música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Leonardo, o blog ficou parado por algum tempo, mas estou retomando a obra!!! VLW pelo incentivo!

      Excluir